Cantando o Mundo: Projeto Inovador de Intercâmbio Musical e Cultural para as Crianças

Cantando o Mundo: Projeto Inovador de Intercâmbio Musical e Cultural para as Crianças

Como pais e preocupados em sermos facilitadores no aprendizado de nossas filhas, estamos em fase de unir informação útil em diversas área de interesse, não estamos focados somente em matérias tradicionais, claro que daremos atenção a elas, porém acreditamos que existem outras área do conhecimento onde as crianças possam adquirir não só um conhecimento superficial mas também habilidades que podem ser realmente úteis para elas como seres humanos que são!

A música é uma dessas que consideramos ESSENCIAL para nossas vidas, então quero compartilhar com você esse projeto incrível que já está presente em vários cantos do mundo, onde crianças de vários lugares mostram sua cultura através da música e da dança para manter sua geração de valor!

Conheça agora um pouco sobre o Projeto:

O Projeto “Cantando pelo Mundo” é uma proposta de intercâmbio musical e cultural, entre alunos e professores das escolas vinculadas ao PEA-Unesco, em diferentes regiões do mundo, promovida pelo Colégio Magno/Mágico de Oz, de São Paulo (SP).

O objetivo é valorizar a educação musical, por meio das manifestações e expressões da cultura popular, compartilhando o aprendizado das brincadeiras cantadas e cantigas folclóricas, enriquecendo (e ampliando) assim, o repertório musical e cultural dos alunos.

Essa proposta evidencia o potencial da música como caminho para uma educação integral e formativa, que aproxime as diferentes culturas, valorize as diferenças e prepare as crianças para a cidadania global – um dos temas centrais da Unesco.

A participação no projeto é indicada aos alunos do ciclo da Educação Infantil (0 a 6 anos) e primeiros anos do Ensino Fundamental I (7- 11 anos), pois as brincadeiras cantadas e cantigas populares constituem uma excelente estratégia de ensino e aprendizagem, numa abordagem lúdica, dinâmica e espontânea! 

Gostaríamos de convidar educadores e alunos das suas respectivas escolas, a integrar nossa rede de intercâmbio musical, participando do projeto “Cantando pelo Mundo”, que está em fase de implementação. Envie seu projeto!

Myriam Tricate (Diretora do Colégio Magno e Coordenadora Nacional PEA Brasil)
Roberto Schkolnick (Coordenador de Música)


VOCÊ AINDA PODE ENVIAR SEU PROJETO, ABAIXO SEGUE O TUTORIAL DE COMO PARTICIPAR

Tutorial – 5 passos simples para participar do projeto


1º passo

Escolha com seu grupo uma brincadeira ou cantiga folclórica significativa da cultura popular de seu país para que possa ser compartilhada no site do projeto.

 2º passo

Com auxílio de uma câmera fotográfica, filmadora ou até mesmo telefone celular, grave um vídeo ou áudio dos alunos cantando/ brincando/dançando com a música ou brincadeira.

 3º passo

Caso a música seja cantada, escreva a letra da canção e se possível, também uma partitura.

 4º passo

Descreva características da canção escolhida (origem, como se brinca e o contexto em que é realizada). Por exemplo, a origem da canção/brincadeira; se é uma dança popular característica de alguma ocasião; brinca-se em pares, grupos etc.

 5º passo

Leia os termos de participação no projeto, tire suas dúvidas através do nosso FAQ e envie todo material pelo site. Caso tenha alguma pergunta, entre em contato com a coordenação do projeto: beto@colmagno.com.br  

Assista agora ALGUNS VÍDEOS do projeto!

 

 

Saiba mais: http://www.peaunesco.com.br/cantandopelomundo

Grande abraço e até o próximo…

Érika

O QUE VOCÊ ACHA? ESCREVE AÍ PRA GENTE!

comments

Sobre o autor

Erika Prado

Curiosa, Mãe, Aprendiz, Turismóloga, Especialista em Construção de Negócios Digitais, apaixonada pela internet, por novas ideias, e pela vida!

QUEM SOMOS

 

Olá, somos Érika, Valmiro, Mallu e Elis - Desde 22 de setembro de 2017 estamos VIVENDO de forma diferente da maioria das pessoas, deixamos nossas rotinas de uma vida fixa e limitada geograficamente para Viajar o Mundo a Longo Prazo, começando por nossa cultura, pelo nosso Brasil! Estamos sempre compartilhando com quem nos segue vídeos, artigos e fotos dos fatos mais incríveis das nossas experiências de toda essa MARAVILHOSA Expedição de volta ao Mundo!

INSCREVA-SE NO CANAL


Comece Você também seu Negócio Online

ACEITAMOS DOAÇÕES

Você pode Doar qualquer Valor
Clique Abaixo!

Faça Você mesmo Seu Site ou Blog

Divi WordPress Theme